83 curiosidades, nos 83 anos de Silvio Santos



Neste dia 12 de dezembro, o apresentador Silvio Santos completa 83 anos de idade, sendo 50 destes destinados à divertir gerações em seu programa de televisão. Claro, que tanto tempo assim no ar, formam muitas curiosidades, recordes e momentos marcantes.

Confira abaixo, em fotos e vídeos históricos, 83 curiosidades sobre Silvio Santos!

1. O seu nome de batismo é Senor Abravanel. Assista ao video no qual Silvio explica a origem de seu nome:

2. O seu pai é grego e sua mãe turca.

3. Na infância, a mãe o impediu de ir ao cinema, como gostava de fazer semanalmente, porque ele estava resfriado. Naquele mesmo dia o cinema pegou fogo.

4. Ele é formado em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti.

5. Trabalhava como camelô para conseguir estudar e ajudar a família. Ele queria encontrar uma forma de ganhar dinheiro e por isso começou a vender capinhas de plástico para colocar os títulos de eleitor na primeira eleição após o Estado Novo. Também fazia truques de mágica para vender canetas.

6. Foi pego várias vezes pelo “rapa” até que um dia um diretor da fiscalização lhe entregou um cartão de recomendação para procurar um amigo que trabalhava na Rádio Guanabara. Chegando lá, estava acontecendo um concurso de locutores, no qual inclusive Chico Anysio participava. Ele ganhou em primeiro lugar.

7. Mesmo com o início da carreira como locutor, ele decidiu voltar a ser camelô, pois ganhava mais.

8. Como surgiu o nome artístico Silvio Santos? Quando foi participar de um programa de calouros, um produtor perguntou o seu nome e ele respondeu Silvio Santos (Silvio era  como a sua mãe o chamava e Santos porque, segundo ele, “os santos ajudam”).

9. Aos 18 anos serviu no exército na Escola de Pára-quedista.

10. Inaugurou um serviço de alto-falante na barca que fazia o trajeto Niterói – Rio de Janeiro. Também teve a ideia de colocar música para animar os passageiros.

11. Foi como corretor de anúncios para o serviço de alto-falante nas barcas que nasceu o Silvio Santos empreendedor.

12. Fazia shows em circos e animava a plateia ao apresentar os artistas. Foi assim que nasceu o Silvio Santos animador.

13. Ganhou o apelido de Peru que Fala pois ficava muito envergonhado.  Tinha uma grande caravana de artistas cujas viagens passaram a se chamar Caravanas do Peru que Fala.

14. Passou a administrar o Baú da Felicidade depois que seu dono, Manoel de Nóbrega, levou um golpe de um sócio alemão. Conforme transformava o Baú em um negócio rentável, ganhou a empresa do pai de Carlos Alberto de Nóbrega.

15.  O seu primeiro programa na TV foi à frente do Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista, em 1961.

16. Quando ainda era apresentador na TV Globo, o Programa Silvio Santos chegou a vencer na audiência o programa Jovem Guarda, que era apresentado por Roberto Carlos na TV Record.

17. No auge do Programa Silvio Santos, a atração foi comparada com a primeira vez que o homem pisou na Lua, em 1969. A audiência da transmissão do momento histórico foi de 41,4%, enquanto Silvio conquistou apenas um ponto a menos três dias depois na apresentação do Cidade Contra Cidade.

18. Silvio Santos é careca? O boato começou em 1971, quando a revista Melodias publicou uma edição com uma montagem na capa, autorizada pelo apresentador, com ele careca.

19. Em 1993, o Programa Silvio Santos entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como o programa mais duradouro do mundo.  Na época o programa fazia 31 anos. Em 2013 o programa completou 50 anos no ar.

20. Ao mesmo tempo em que era apresentador da Globo, Silvio comprou 50% da Rede Record. Como não podia, por contrato, ser apresentador e dono de uma emissora de televisão, manteve em segredo a compra.

21. Na entrega do canal 11, a primeira emissora do SBT, Silvio Santos recebeu o título de Carioca Honorário.

22. Duas emissoras concorrentes, a TV Tupi e Rede Record, chegaram a transmitir o Programa Silvio Santos no mesmo horário.

23. Muito antes de conhecer a atual mulher Íris Abravanel, Silvio foi casado com Cidinha – com quem teve duas filhas: Silvia e Cíntia. Ela morreu de câncer em 1977 aos 38 anos. Cidinha o chamava carinhosamente de Neco, de boneco. Veja abaixo Silvio com Cidinha:

24. Silvio é alérgico a perfumes e por isso artistas não podiam entrar no palco de seu programa perfumados.

25. Íris Abravanel, a mulher de Silvio Santos, era funcionária do Baú da Felicidade. Com ela, o animador teve PatríciaRebecaDaniela e Renata.

26. Com um grave problema nas cordas vocais, ele levou todos ao choro no auditório ao anunciar que não poderia continuar gravando.

27. Bem-humorado, ele disse que perdeu a virgindade aos 14 anos com uma francesa que era, segundo ele, “a alegria da garotada”.

28. Silvio quase perdeu Gugu Liberato para a Globo, mas fez uma proposta irrecusável ao apresentador que acabou rescindindo o contrato com a emissora carioca.

29. Silvio já se candidatou à Presidência da República, mas teve a sua candidatura impugnada pelo TSE. Segundo pesquisas eleitorais da época, ele venceria com 28% dos votos, contra 18,6 de Collor e 10,6 de Lula.

30. Em uma jogada de mestre, o apresentador contratou três novelistas da Globo – Glória PerezBenedito Ruy Barbosa e Walter Negrão. Mesmo com os contratos assinados, os três voltaram atrás da decisão e a Globo teve que arcar com uma multa.

31. Em 2001 ele foi homenageado pela escola de samba Tradição no carnaval carioca. O samba enredo era veiculado nos intervalos comerciais do SBT.

32. Sua filha Patrícia foi sequestrada em 2001, mas foi solta após o pagamento do resgate. Perseguido pela polícia, o sequestrador invadiu a mansão de Silvio, no Morumbi, e fez a família inteira refém.

33. Wagner Montes precisou amputar a perna após um acidente. Silvio Santos, então, se comprometeu a pagar a prótese mais moderna que fosse possível.

34. Em 2003 o apresentador disse em uma entrevista que estava com uma doença terminal e que morreria em seis anos. Tudo não passou de uma brincadeira do animador, que disse ter feito as declarações após a insistência da repórter em entrevistá-lo.

35. Silvio vendeu o banco PanAmericano em 2011 após a descoberta de um rombo bilionário. Ele chegou a colocar todas as suas empresas como garantia.

36. Carlos Alberto de Nóbrega afirmou no velório de Hebe Camargo, em 2012, que Silvio havia recontratado a apresentadora mesmo sabendo que ela não conseguiria estrear no SBT pois já estava muito doente. Ele se despediu da amiga com um selinho.

37. Em 2013 Silvio Santos entrou para a lista dos bilionários da Forbes. Segundo a publicação, a fortuna do empresário é avaliada em US$ 1,3 bilhão.

38. No início de 2012 ele ganhou as manchetes ao aparecer com os cabelos grisalhos. Pouco tempo depois, voltou às madeixas em tom acaju.  Segundo ele, “cabelo branco envelhece”.

39. Ele não gosta de ver televisão, pois prefere assistir a filmes.

40. Quando Flávio Cavalcante morreu, Silvio deixou o SBT fora do ar por horas.

41. Silvio estreou o seriado mexicano Chaves em sua emissora em 1984, mesmo com as opiniões de que o programa era muito precário.

42. Já teve conflitos em casa porque é judeu e sua mulher e filhas são evangélicas.

43. Ele já foi o brasileiro que mais contribuiu com o Imposto de Renda.

44. Estima-se que Silvio tenha desembolsado R$ 150 milhões na construção de um hotel no Guarujá.

45. Silvio estreou em 2001 o programa Casa dos Artistas, que tem o mérito de ter conquistado uma das maiores audiências para o SBT. O reality foi considerado um plágio do Big Brother, que já havia sido comprado pela Globo mas não tinha estreado no Brasil.

46. No final de 2011 o jingle “Silvio Santos vem aí… ole ole olá…” foi proibido de ser veiculado, pois a Justiça determinou que o SBT pagasse uma indenização ao autor da música. O jingle voltou a ser tocado dois anos depois mediante um acordo.

47. Ele corta e pinta o cabelo com o amigo Jassa há mais de 30 anos.

48. Ele começou a usar o seu famoso microfone sobre a gravata na década de 1960, pois antigamente os microfones eram muito pesados.

49. Em 2001, o animador trocou o seu tradicional microfone por um modelo bem mais moderno para apresentar o game Show do Milhão. Pouco tempo depois ele voltou a usar o aparelho antigo.

50. Silvio não gosta de dar entrevistas, segundo ele sua profissão é como qualquer outra.

51. Ele não gosta do rótulo de artista. Silvio afirma que se vê como um vendedor que anuncia os seus produtos, ou seja, os artistas.

52. Desde o início seu auditório é formado apenas por mulheres, as chamadas “colegas de trabalho”, pois Silvio acreditava que os namorados sentiriam ciúmes dos artistas no palco.

53. No aniversário de 30 anos do SBT, o empresário classificou a Globo como um muro, que só pode ser ultrapassado de vez em quando. “Lutar contra a Globo, na minha opinião, é impossível”, disse.

54. Na última edição do Teleton, Silvio ficou tão empolgado com a cantora Ivete Sangalo no palco que foi ao seu camarim convidá-la para ter um programa de TV que fosse exibido no dia que ela achasse melhor e no formato que ela quisesse.

55. Silvio usa relógios comprados nos camelôs dos Estados Unidos, que custam no máximo 100 dólares.

56. Alérgico a perfumes, pediu à sua empresa Jequiti que lançasse uma linha de produtos antialérgicos.

57. Em 2009, interrompeu a gravação de um especial de Ano Novo ao ser informado que Lombardi, amigo e locutor de seus programas, havia morrido. Silvio voltou a trabalhar em respeito a Lombardi e à plateia.

58. Silvio nunca teve motorista. É ele mesmo quem dirige seu carro.

59. Vaidoso, costuma dizer que é adepto da “igreja da nossa senhora da plástica”.

60. Comemorou o aniversário de 80 anos com a família em Orlando, Estados Unidos.

61. Um dos planos de Silvio seria recontratar o apresentador Gugu Luberato, que rescindiu contrato com a Record neste ano, para substituí-lo aos domingos.

62. Ele não gosta da ideia de ter um filme sobre a sua vida porque se considera uma pessoa comum.

63. Se tornou bisavô aos 82 anos com o nascimento de Miguel, filho de Ligia Abravanel – a neta mais velha do comunicador. Ele tem ao todo 7 netos.

64. Silvio ganhou um especial de um de seus principais programas concorrentes, o Domingo Espetacular, da Record, em comemoração aos seus 80 anos.

65. Incentivou o neto Tiago Abravanel a trabalhar na Globo. O ator afirma que o apresentador acredita que não há lugar melhor no mundo para aprender teledramaturgia do que na emissora carioca.

66. A música favorita dele é Eu sei que vou te amar, de Antonio Carlos Jobim Vinícius de Moraes.

67. Silvio gosta de ter uma rotina saudável, como fazer exercícios físicos matinais diariamente.

68. Entre os seus hobbys favoritos estão os de se divertir em joguinhos de computador e brincar com os cachorros.

69. Na escola sua matéria favorita era Matemática.

70. Silvio apareceu como a personalidade mais admirada no Brasil, ficando na frente de Jesus Cristo, Lula, Bill Gates e Angelina Jolie, em uma pesquisa realizada pela Forbes em 2011.

71. Silvio se opõe à venda de espaço no SBT às igrejas, pois diz que vai contra o seu princípio.

72. Silvio gravou uma coletânea de discos infantis na década de 70, com fábulas e contos da Disney.

73. O sequestro da filha Patrícia Abravanel não foi o único na família. A irmã de Silvio, Sarah Benvinda, ficou 16 horas nas mãos dos crimininosos em 1992.

74. Em 1988 ele disse em seu programa que não mostra a família na TV porque colocaria os parentes em risco. Abaixo, Silvio com a famía no casamento da filha Silvia Abravanel.

75. Silvio e Íris Abravanel ficaram separados durante um ano, em 1992. Eles se reconciliaram com um beijo no show do Gipsy Kings, em São Paulo, em 1993.

76. As notas de dinheiro transformadas em aviãozinhos são de verdade e quem organiza elas é um senhor que trabalha com Silvio há mais de 40 anos, desde os tempos de TV Globo. São feitos até 10 mil reais por mês em aviãozinho.

77. O Programa Silvio Santos teve o seu horário de exibição alterado em agosto deste ano, indo ao ar duas horas mais cedo. A mudança durou apenas um domingo por conta da baixa audiência registrada.

78. Silvio foi proibido de levar a menina Maisa ao seu programa pela justiça em 2009. Na ocasião, a juiza determinou que Maisa passava por situações que feriam o Estatuto da Criança. Em uma de suas participações, ela se assustou muito com um menino fantasiado de monstro e começou a chorar.

79. Os livros preferidos de Silvio são biografias.

80. Silvio tem uma casa em Orlando, na Flórida, onde costuma passar o final do ano com a família

81. Silvio já intepretou a si mesmo em três novelas, em Pigmaleão, na Globo, Carmen, na TV Manchete e Vende-se um Véu de Noiva, no SBT. Esta última foi uma adaptação de sua mulher, Íris Abravanel.

82. Os cantores preferidos de Silvio são Roberto Carlos e Julio Iglesias. Assista abaixo à participação de Roberto no programa Em Nome do Amor, em 1997.

83. Nas comemorações pelos 30 anos do SBT, Silvio disse que deve se aposentar antes dos 90 anos. Em recentes especulações na imprensa, Silvio teria dito a amigos que pretende trabalhar até o fim do ano que vem.

Via: Agência Estado/Arquivo CARAS/AgNews/Foto Rio News/Divulgação


Deixe o seu comentário:

Pitacos