Dez anos sem Charles Schulz, criador do Snoopy



Última tirinha publicada de Charlie Brown

No dia 12 de fevereiro de 2000, morria Charles Schulz, devido a um câncer no cólon, aos 77 anos.

Schulz morava na Califórnia, e foi o criador da PEANUTS, conhecida no Brasil como a Turma do Charlie Brown, ou também pelo seu inconfundível cachorro: Snoopy.

As tirinhas foram produzidas por 50 anos, publicadas em mais de 2.600 jornais de 75 países e traduzidas para 21 idiomas. Por esse alcance cultural, Schulz, poucos meses antes de morrer, foi premiado com uma Medalha de Ouro do Congresso norte-americano, considerada a maior premiação civil nos Estados Unidos.

Porém Schulz havia anunciado a aposentadoria da série Peanuts, um mês antes da sua morte. Produziu a última tirinha da série (imagem acima), e a mesma foi reproduzida nos jornais apenas no dia seguinte da sua morte.

Schulz se despede das tirinhas e dos fãs com a seguinte carta:

“Caros amigos,

Eu tive a honra de desenhar Charlie Brown e seus amigos por quase 50 anos. Foi a realização de minha ambição de infância.

Infelizmente, eu não tenho mais a capacidade de manter o ritmo necessário para uma tirinha diária. A minha família não deseja que Peanuts seja continuado por mais ninguém, portanto eu estou anunciando a minha aposentadoria.

Eu sou muito agradecido por todos esses anos, pela lealdade de nossos editores e o apoio maravilhoso e amor expressado pelos fãs da tirinha.

Charlie Brown, Snoopy, Linus, Lucy… como eu poderia esquecê-los…”

Charles Schulz

Para você que curte a tirinha, poderá conhecer o acervo oficial e gratuito clicando aqui.


Deixe o seu comentário:

Pitacos

Deixe uma resposta